A educação Física no novo ENEM

 Demorou mas aconteceu, finalmente o governo começou a mexer na estrutura do processo seletivo para as universidades através do novo ENEM.

 A educação física desta vez conquistou seu lugar, o que pode ser comemorado e/ou temido.

 Vou tentar explicar esta ambiguidade. Com esta nova proposta do MEC a área da educação física tem a grande oportunidade de se mostrar com toda sua riqueza, variedade e abrangência, mas para isso os profissionais envolvidos na área escolar devem estar atualizados e cientes do seu papel, pois, se isto não acontecer perderemos de vez a frágil credibilidade por parte da sociedade caindo de vez num abismo de esquecimento e relegados unica e exclusivamente ao lazer e a diversão.

 A seguir temos uma compilação do documento proposto pelo MEC.

 

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

 

EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

 

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 

Competência de área 3 (Educação Física) - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

 

H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.

H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.

H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

 

1. Linguagem, Códigos e suas Tecnologias

                 

                Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade - performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte;. a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.

 

Na área de Biologia

Qualidade de vida das populações humanas - Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios físicos e vida saudável. Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável. Legislação e cidadania.

                 

Fonte MEC/2009

educação física, enem

domingo 24 maio 2009 12:36 , em Educação Física



1 comentário(s)

  • Cristina mailto Seg 05 Mar 2012 00:26
    Sinto muito interesse em saber quais são os temas principais abordados pelo Enem para trabalhar com meus alunos do Ensino Médio e o 9º ano. Preciso de ajuda urgente.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.82.229.76) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para esporteducacao

Precisa estar conectado para adicionar esporteducacao para os seus amigos

 
Criar um blog